fbpx

3 dicas para potencializar seu crédito empresarial

Na gestão financeira das empresas a boa administração do fluxo de caixa se dá numa relação diretamente proporcional à pró-atividade do gestor em relação aos diversos aspectos que compõem sua área de atuação, incluindo aspectos de tesouraria, contas a pagar, contas a receber, planejamento e crédito.

O crédito e as relações com instituições financeiras, especificamente, costumam ser tratados como um “peso”, muito em função da burocracia e das altas taxas às quais as empresas se submetem.

Tendo isso em mente, seguem 3 dicas para trabalhar melhor o crédito e, ao mesmo tempo, reduzir o trabalho e a “chatice” da burocracia:

1) Já ouviu falar que “banco só empresta para quem não precisa”? O fato é que crédito é um “processo”! Não adianta pensar em crédito somente no momento que a empresa necessita e então correr atrás… é importante trabalhar adequadamente as informações e dados da empresa (Ex: relação de faturamento, Balanços, DRE´s, balancetes, documentos dos sócios), mantendo-os sempre o mais atualizados possível e de preferência organizados e sempre à mão;
2) Procure identificar a linha de crédito que atende o objetivo específico de sua empresa. Linhas de Capital de Giro, para ajudá-lo a administrar o fluxo de caixa, tendem a ter estrutura de taxa/prazo/garantia diferente de linhas para aquisição de veículos, equipamentos, etc. Quanto melhor direcionar seu objetivo de crédito, maior o potencial de conseguir uma linha com boa estrutura para atender as necessidades e características do negócio;
3) Esteja antenado com as mudanças que vêm ocorrendo no mercado financeiro, onde as novas tecnologias – como a do KALEA – vêm trazendo modelos inovadores, que mudam o formato de relacionamento com as instituições financeiras, empoderam as empresas, facilitam o trabalho burocrático através da digitalização, e promovem a competitividade e o acesso à vários agentes financeiros através de uma única estrutura.

Autor: Luiz Falbo Di Cavalcanti, Fundador KALEA.

Leave a Comment