fbpx

Empréstimo empresarial: especialista elenca 4 principais dificuldades em solicitar crédito.

O crédito tem sido uma das principais soluções para empresas que pretendem continuar com as portas abertas, mas a burocracia pode ser um dos impedimentos.

Segundo levantamento do Sebrae, 58% dos empreendedores que solicitaram crédito nas cinco principais instituições financeiras do país tiveram o pedido negado, 15,5% não obtiveram o financiamento por falta de garantias ou avalistas, outros 5,8% não conseguiram aprovar o cadastro, 15,8% acharam a taxa de juros muito alta e 18,8% disseram não saber o motivo da recusa.

Não é de hoje que os pequenos negócios enfrentam obstáculos na obtenção de uma linha de crédito. Trata-se de um problema antigo e que, talvez, tenha se evidenciado ainda mais na pandemia”, explica Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO e fundador do Kalea, assessoria digital de crédito para empresas.

Existe uma série de empecilhos que dificultam esse processo, o especialista do Kalea elencou quatro que podem ajudar a entender o porquê.

Falta de informações

Um dos principais problemas na obtenção de crédito por parte das empresas é a falta de informações sobre os pequenos negócios para que as instituições financeiras façam a análise do crédito. “Com isso, as maiores instituições financeiras preferem negar o empréstimo já que não vão conseguir ter informações suficientes sobre aquela empresa, como, por exemplo, sobre a capacidade financeira e a estrutura de garantias que dispõe, dificultando ainda mais o processo para o empreendedor”, comenta o CEO, que acrescenta: “no KALEA incentivamos que os clientes indiquem o máximo de informações possíveis sobre sua empresa, de forma que o mercado financeiro possa conhecer seus pontos fortes e potencialidades, e então tenha como propor um crédito mais direcionado ao perfil empresarial”.

Burocratização do pedido

As grandes instituições financeiras pedem uma série de documentos e informações para prosseguir com o pedido de empréstimos. Com isso, os empreendedores, normalmente, perdem muito tempo quando a solicitação é negada, já que para outro pedido, eles devem apresentar todos os documentos novamente. “Ao invés de apresentar os documentos apenas uma vez, o empreendedor vai precisar fazer esse processo do zero em todas as instituições”, acrescenta Falbo.

Garantias exigidas pelo banco

Outra dificuldade bem comum quando o empreendedor faz a solicitação de crédito são as garantias que o banco solicita para liberar o crédito.

O empreendedor precisa conhecer os diversos tipos de garantias possíveis, como imóveis, recebíveis da empresa, veículos, estoques, etc, e indicar quais dessas garantias se dispõe a dar em troca de uma operação de crédito que atenda as necessidades da empresa. “No Kalea buscamos colocar as empresas em contato com instituições financeiras diversas, que aceitem diferentes tipos de garantias, de forma que o empreendedor possa ter alternativas.” explica o CEO.

Negativação da empresa

Os bancos normalmente negam crédito para as empresas com pendências financeiras. Por isso que sempre auxiliamos os empreendedores a buscar outras maneiras de solicitação de crédito além das cinco principais instituições do país. Existem novas instituições financeiras que vêm reinventando a forma de conceder crédito para as empresas, e a missão do Kalea é de colocar as empresas ao alcance dessas novas possibilidades de crédito”, finaliza Falbo.

Entrevista concedida à Radio Cidade de Campinas e Jundiaí, no dia 16 de agosto de 2021.

Leave a Comment