Fintech pernambucana de crédito inteligente atrai investimentos de Silvio Meira

Por meio do Saints  – um fundo formado por uma rede de 10 investidores – entre eles, a Squared Ventures, de Silvio Meira, o Kalea levantou sua primeira captação de recursos.

O KALEA, fintech pernambucana que integra empresas com instituições financeiras, potencializando o fornecimento de crédito em melhores condições, atraiu os olhares do cientista e professor Silvio Meira, presidente do conselho do Porto Digital. Por meio do Saints – um fundo formado por uma rede de 10 investidores – entre eles, a Squared Ventures, de Silvio Meira, o Kalea levantou sua primeira captação de recursos.

“O investimento do Saints representa para a gente um apoio fundamental neste momento do Kalea para estruturação da equipe e preparação para um avanço muito mais sólido e veloz em termos de ganho de escala”, comentou Luiz Falbo, CEO do Kalea. O valor do investimento não foi revelado.

A Squared Ventures, do cientista Silvio Meira, investiu também, em outros momentos, no banco digital multimoeda Zro Bank, na startup de logística Fusion, na healthtech Bright Photomedicine, e no Instituto do Autismo. Agora, o Kalea integra-se a este portfólio de grande potencial.

Além do apoio financeiro, que proporcionará este avanço estrutural, receber o investimento de um nome como Silvio Meira impacta muito no fortalecimento do Kalea como marca. “E fundamentalmente representa um apoio de pensamento estratégico gigantesco, em função da composição do time de investidores da Saints”, comentou Luiz Falbo.

A fintech, fundada pelos administradores Luiz Falbo Di Cavalcanti e Roberto e pelo engenheiro de softwares Laerte Rodrigues, atua como um “marketplace reverso” de crédito, gerenciando os dados e informações das empresas que desejam receber propostas de crédito. Na prática o Kalea automatiza, digitaliza e facilita o contato entre as duas partes utilizando inteligência artificial e possibilitando um empréstimo online seguro. Neste modelo, onde as instituições de crédito são as que procuram por seus clientes, transparência e organização são a chave para o “match” perfeito entre quem está oferecendo crédito e quem está em busca dele.

Sobre o Kalea

Diretamente do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT LAB) do Banco Central, o KALEA facilita o relacionamento entre empresas e instituições financeiras, promovendo maior acessibilidade ao crédito, agilidade e desburocratização. Para tanto, sua inteligência artificial estrutura os perfis empresariais e dados cadastrais das empresas, de forma a apresentar seus indicadores de performance e desempenho às Instituições financeiras, só identificando-a aos agentes financeiros quando houver interesse e autorização de sua parte.

Assim, o KALEA atua reduzindo a burocracia, os riscos e os custos de crédito para ambos os lados, promovendo um crédito mais direcionado ao perfil e necessidades de cada empresa, enquanto promove uma jornada de crédito mais competitiva para as Instituições Financeiras. As empresas podem ter uma assessoria de crédito automatizada pela inteligência artificial do KALEA, colocar as empresas ao alcance de diversas possibilidades de crédito, e só pagar pela assessoria do KALEA caso resolva efetivamente contratar alguma proposta de crédito que seja interessante para o negócio.

Desde que começou a operar, em 2019, o KALEA já intermediou mais de 95 milhões de propostas de crédito, somando cerca de R$ 50 milhões, com conversão de cerca de 4%.O Kalea atende desde microempreendedores individuais (MEIs) até negócios com faturamento de R$ 500 milhões anuais.